12 habilidades essenciais para freelancers em ascensão

Por Leila Macedo - Editora de conteúdo
4 Min

Freelancers são trabalhadores autônomos que concluem contratos de curto prazo e trabalhos de longo prazo. Eles trabalham em diversas áreas, realizando projetos e preenchendo funções para clientes conforme necessário. Aprender as habilidades básicas e sociais que os freelancers usam pode fornecer as ferramentas necessárias para se tornar um freelancer de sucesso.

Então, de que tipos de habilidades estamos falando aqui? Resumindo, os freelancers precisam ser um pau para toda obra. Ser Freelancer faz de você seu próprio patrão, o que equivale essencialmente a uma empresa individual. E embora isso pareça ótimo (e é!), há muitas funções a serem preenchidas nessa miniempresa e apenas uma pessoa (você) para ocupar todas elas.

Comunicação

As habilidades de comunicação ajudam os freelancers a consultar os clientes sobre os requisitos do projeto, como prazos, materiais e conteúdo. O uso de excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita garante um trabalho preciso e pode melhorar a qualidade geral de um projeto.

Negociação

Os freelancers costumam usar contratos que criam acordos entre eles e a empresa para a qual trabalham, o que inclui informações sobre remuneração e requisitos do projeto.

Conhecimento da indústria

Os freelancers geralmente trabalham de forma independente, sem muita orientação, por isso é útil ter um forte conhecimento do setor.

Comercialização

Freelancers na área de marketing podem usar habilidades de marketing para ajudar seus clientes a construir marcas fortes e respeitáveis.

Design gráfico

Como freelancer, você pode usar um logotipo ou imagem para representar seus serviços. Ter habilidades de design gráfico ajuda você a representar melhor seus serviços freelance com precisão.

Criatividade

Freelancers podem usar a criatividade para aprimorar seus projetos e otimizar suas habilidades. A criatividade pode ajudá-los a debater ideias de projetos e, ao mesmo tempo, atender às expectativas e requisitos do cliente.

Gestão de projetos

Como os freelancers normalmente concluem vários projetos durante o mesmo período, é vital que eles tenham amplas habilidades de gerenciamento de projetos que os ajudem a se manterem organizados, orientados para objetivos e proativos.

Empatia

Freelancers podem trabalhar em recursos humanos como consultores. As pessoas que trabalham nesta área muitas vezes possuem empatia, pois trabalham com vários funcionários e, às vezes, tratam de assuntos delicados.

Habilidades de redação e pesquisa

Freelancers usam habilidades de redação para projetos que envolvem redação de conteúdo, redação e blogs. Para entender melhor as informações sobre as quais estão escrevendo, eles realizam uma pesquisa completa que oferece contexto e conhecimento prévio.

Desenvolvimento web

Habilidades de desenvolvimento web são ideais para freelancers que trabalham com tecnologia. Essas habilidades incluem programação, desenvolvimento de software, criação e codificação de sites.

Redes sociais

Freelancers que trabalham com marketing geralmente criam conteúdo visual para a página de mídia social de uma empresa. Ter habilidades em mídias sociais permite que os freelancers compreendam o tipo de conteúdo online que chama a atenção.

Análise de dados

Freelancers que trabalham na área de ciência de dados coletam, interpretam e avaliam dados. Eles poderiam usar a análise de dados para analisar as vendas, o público-alvo e as campanhas de marketing de uma empresa para identificar áreas de melhoria e criar planos para aumentar as vendas da empresa.

Compartilhe agora
plugins premium WordPress