Por que a Finlândia é o país mais feliz do mundo?

Mais

por leila macedo

A Finlândia – mais uma vez – é o país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório Mundial de Felicidade. Mas como é que um país onde o inverno pode durar 200 dias – incluindo semanas em que o sol não nasce – é o lar das pessoas mais felizes do mundo?

Seta

PRÓX

Aqui estão alguns aspectos da vida finlandesa que podem tornar os seus residentes mais felizes do que a maioria:

Seta

PRÓX

Todos os anos, a Finlândia gasta milhões de euros em programas sociais, que incluem pensões, custos de cuidados de saúde, desemprego. Mais de 20% do seu produto interno bruto em tais questões.

Seta

PRÓX

1

A Finlândia possui uma das sociedades com maior igualdade de género no mundo, de acordo com um relatório de 2023 do Fórum Económico Mundial. Em Abril de 2023, as mulheres representavam 46% do parlamento do país e 40% dos vereadores.

Seta

PRÓX

2

A Finlândia tem um dos subsídios de licença parental mais generosos do mundo. O programa inclui tanto licença de gravidez – 40 dias úteis de subsídio para mães durante a gravidez – como 160 dias de licença parental para aqueles que são tutores de uma criança.

Seta

PRÓX

3

As políticas generosas de licenças da Finlândia são provavelmente parte da razão pela qual o país ocupa o terceiro lugar na classificação dos Melhores Países para Criar Filhos do US News , que se baseia nas percepções dos entrevistados.

Seta

PRÓX

4

O investimento por aluno na educação da Finlândia está acima da média dos países membros da OCDE, particularmente nos programas vocacionais, com mais de dois terços dos estudantes finlandeses matriculados no ensino e formação profissional.

Seta

PRÓX

5

A escolaridade no país é gratuita, desde a pré-primária até ao ensino superior, com apenas 2% dos estudantes a frequentar instituições financiadas pelo setor privado, de acordo com dados da UE. 

Seta

PRÓX

6

Como resultado, os estudantes finlandeses enfrentam níveis mais baixos de dívida de graduação em relação aos seus pares no mundo.

Seta

PRÓX

7

O esforço do país pela igualdade de género remonta pelo menos a 1906, quando se tornou um dos primeiros países a conceder às mulheres o direito de voto.

Seta

PRÓX

8

Além disso, a Finlândia também está fortemente interessada em cultivar locais de trabalho positivos e valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Seta

PRÓX

9

Linha ondulada amarela
Linha ondulada amarela